Dicas Importantes para quem trabalha em Casa

Dicas Importantes para quem trabalha em Casa

Tempo de leitura: 1 minuto

Mesmo trabalhando em casa, a liberdade e responsabilidade andam juntas.

  • Mesmo para aqueles que não trabalham com contrato de CLT, é importante estabelecer e cumprir horários de trabalho, a disciplina ajuda na organização da rotina profissional e pessoal. Também é muito importante o estabelecimento de metas no seu trabalho.
  • Profissionais liberais, autônomos ou MEI podem adequar o seu horário de trabalho ao seu turno com melhor rendimento. Exemplo: aqueles que tem dificuldade em acordar cedo, podem começar o trabalho mais tarde e terminar mais tarde. No entanto, é importante ficar atento ao horário de descanso dos seus contatos (clientes, fornecedores, parceiros).
  • Não trabalhar com a roupa de dormir também é importante. Além de você não se sentir profissional, repentinamente você poderá ser chamado para uma reunião externa ou para um bate-papo via videoconferência.
  • Quem mora sozinho deve ter o cuidado para não cair no isolamento social. Assim, é importante ter um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Eu procuro sempre algum encontro (presencial) com amigos, família, almoçar fora, participar de eventos ou fazer cursos presenciais.
  • Manter-se atualizado com assuntos relacionados a sua profissão, participando de palestras e eventos, fazendo cursos ou trocando informações com outros profissionais da área.
  • Alimentar-se fora da mesa do escritório, assim você aproveita para caminhar um pouco, além de evitar que alguma comida ou bebida suje o teclado do computador ou algum papel importante.
  • Mesmo em casa, a responsabilidade e a disciplina são fundamentais para o sucesso no trabalho e para não perder o foco. Assim, é importante informar familiares e amigos sobre esse formato, no qual você tem horário para cumprir, responsabilidades e tarefas para entregar.
  • Manter a mesa de trabalho organizada faz com que materiais importantes não sejam extraviados. No caso de você necessitar muitos papéis ou relatórios, a sugestão é organizá-los em pastas. Esta dica também vale para os arquivos do computador.

Foto: Matthew Henry – Burst

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *